Pão de Açúcar se junta ao concorrente
Para o professor e consultor em estratégia empresarial Marcos Morita, a compra do Carrefour pelo Pão de Açúcar era inevitável, pois os franceses não estavam com resultados satisfatórios no país. Apesar de parecer estranha, o consultor acredita que a movimentação de Diniz teve duplo resultado. “Ele vai aumentar o tamanho de sua empresa no Brasil e terá parte do capital do Carrefour na França”, disse. Na opinião de Morita, os consumidores podem sair prejudicados com a negociação. “A gente sabe que essas compras, geralmente, acabam resultando em preços mais caros para a população. Isso vai acontecer especialmente na região Sudeste, que é onde existem mais lojas das empresas”, afirmou.
Boom de recalls pode ser resultado da preocupação das montadoras em reduzir custos e da pressa
“Hoje, a montadora tem entre 2 mil e 2.500 fornecedores. Se já é difícil controlar a qualidade de cada componente produzido dentro da própria fábrica, que dirá quando é feita por outra indústria”, observou Marcos Morita, mestre em administração de empresas e professor da Universidade Mackenzie. “Tudo isso acaba complicando a vida da empresa.”
Mercado se volta para consumidores da terceira idade
Para o administrador e professor universitário Marcos Morita, não dá mais para abrir mão desse grupo. Os idosos são menos inadimplentes, voltam a usar o produto ou serviço quando ficam satisfeitos e têm uma poderosa rede de contatos.
Claro desafia a Anatel e ainda cobra o desbloqueio de celular
Para Marcos Morita, consultor de negócios e especialista em estratégias empresarias, o desbloqueio obrigatório de aparelhos vai estimular a concorrência entre as empresas. “As operadoras vão perder a exclusividade. O melhor para o cliente é ser infiel, pois assim ele pode aproveitar as ofertas de várias empresas”, argumentou. Ele ressaltou que, para os consumidores não ficarem com a linha “fora do ar” entre a troca de chips nos aparelhos, as empresas poderiam oferecer celulares mais simples. Com isso, não perderiam receitas com chamadas.