facebooktwitterlinkedin

Dicas para bares e restaurantes encantar os clientes no Dia dos Namorados

No dia dos namorados, o professor dá dicas para que bares e restaurantes e preparem para receber os pombinhos.

Dia 12 de junho todos os bares e restaurantes querem ver a casa cheia de pombinhos. Mas para que a data seja especial tanto para clientes quanto para os proprietários dos estabelecimentos, é preciso haver planejamento e cuidado com os detalhes. O professor universitário de gestão de serviços e planejamento estratégico, Marcos Morita, enumera algumas dicas valiosas para que a comemoração se transforme em lucros.

O primeiro passo é preparar o ambiente de modo que os casais percebam que algo foi preparado para agradá-los. “O cliente precisa visualizar que encontrará o que procura para encantar a pessoa amada”, afirma. E pondera: “Serviço não é como um bem tangível que pode ser tocado, sentido. Desta maneira, busque outras formas para caracterizá-lo, como uma trilha sonora romântica, uma iluminação adequada, um aroma leve”.

Outra dica é padronizar, ganhando preciosos minutos para as equipes da cozinha e do atendimento neste dia de movimento tão intenso. “Monte um cardápio mais enxuto, oferecendo opções especiais preparadas para a data”, sugere.

Além disso, para o professor é imprescindível sentir-se cortejado, único. “Identifique a mesa com os nomes do casal, entregue um botão de rosas às mulheres, ofereça chocolates de boa qualidade, prepare um brinde de bom gosto alusivo à data”. Um ponto fundamental é que o proprietário esteja presente certificando-se de que tudo está sob controle.

Já que as filas serão inevitáveis, não se pode descuidar das reservas para gerenciar o fluxo de clientes. “Aproveite que é sexta-feira e crie um horário corujão aos notívagos, os que adoram a noite”, diz. Com as informações coletadas sobre os clientes, o professor propõe a criação de um banco de dados. “Comece enviando informações, fotos dos pratos, sobremesas, os ingredientes utilizados, a trilha sonora. Criar um clima antecipadamente é uma estratégia interessante”, opina.

A segmentação do público-alvo é outro ponto importante. “Como o próprio nome sugere, dia dos namorados não é dia de criança correndo, bebê chorando ou família discutindo. Ofereça os outros 364 dias para que venham ao seu estabelecimento, evitando às saias-justas que possam ocorrer caso se encontrem. Neste dia você não pode perder seu foco. Sempre a dois”.

Com tudo em ordem, é preciso ainda cuidar do atendimento. Treine e instrua seus colaboradores. “Espera-se uma atitude mais discreta, um falar mais baixo, certa distância, afinal o centro das atenções estará sentado (a) à mesa”, explica. E se você realmente se preocupa com a sua equipe, lembre-se que eles também namoram. “Ofereça um dia extra para que eles saiam com sua cara-metade ou reserve um período para que possam trazê-lo(as) ao estabelecimento. Funcionários motivados influenciam diretamente na qualidade do atendimento”.

escrito por Marcos Morita

Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Sobre o Autor: Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Deixe uma resposta