Para consultor, fusão CBD-Carrefour antecipa movimento de mercado
O consultor de estratégia empresarial Marcos Morita avalia a possível fusão Carrefour – Pão de Açúcar como uma antecipação do empresário Abílio Diniz (dono do grupo varejista brasileiro) a movimentações de mercado que mais cedo ou mais tarde poderiam ocorrer.
Para especialistas, a demora em comunicar a falha também aumenta o impacto negativo.”As empresas que divulgam o defeito antes de o mercado descobrir têm maior possibilidade de ser avaliadas como “mocinhas”. As montadoras que esperam o problema ser publicado nos jornais podem ser as “vilãs'”, avalia o professor Marcos Morita, especialista em estratégias empresariais.
Pousadas buscam site de compras coletivas
O especialista Marcos Morita, contudo, avalia que investir em sites de compras coletivas não é uma ação indicada para quem deseja aquecer o caixa da empresa. “A estratégia atrai o cliente, mas dificilmente gera lucro.”
A ampliação da cartela de produtos, porém, deve ser ponderada, diz o especialista em marketing e planejamento estratégico Marcos Morita. Para ele, itens que fujam do ramo de atuação da empresa podem causar “desconfiança no cliente”.