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Jornal da Tarde – Pequena empresa fatura mais e planeja crescer

Jornal da Tarde

 

 

Pequena empresa fatura mais e planeja crescer

O ponto de partida pode ser a escolha do nicho a ser explorado. A partir dos resultados do Censo 2010, o professor Marcos Morita aponta três tendências para quem deseja investir e não sabe qual área explorar. São elas: terceira idade, casais homossexuais e pessoas que moram sozinhas.

 

Com mais dinheiro no bolso, idoso movimenta mercado

Na avaliação de Marcos Morita, consultor em planejamento estratégico, a evolução do mercado consumidor para as pessoas da terceira idade é irreversível. Ele acredita que será cada vez mais comum o aparecimento de empresas específicas para atender a consumidores com mais de 50 anos.

 

Redes Sociais aproximam pequenas empresas e clientes

Para o especialista em marketing e planejamento estratégico, Marcos Morita, um dos grandes benefícios destas ferramentas, além de usa eficácia, é o baixo custo inicial para colocá-lo em prática, quando comparadas com iniciativas tradicionais. “A web 2.0 é caracterízada pela transparência, abertura e participação, criando-se uma via de mão dupla entre empresas e consumdiores”, analisa o especialista.

 

SP ganhou 346 mil empresas em 2010

A boa fase da economia brasileira também influencia a abertura de novos estabelecimentos comerciais. “Entre 2008 e 2009, muitas pessoas abriram empresas por necessidade porque perderam o emprego devido à crise financeira. Já em 2010, a economia em alta estimulou a abertura de negócios por oportunidade e vocação, que são negócios mais planejados”, afirma o consultor de negócios Marcos Morita.

 

Internet a opção de negócio

A principal dica do especialista em estratégias empresariais e professor da Universidade Mackenzie, Marcos Morita, para quem pretende abrir seu negócio em 2011 é não ignorar a internet. “Há inúmeras possibilidades, nos mais diversos setores, desde vendas de produtos, aluguel e prestação de serviços. Veja por exemplo o negócio de sites de compras coletivas, atual febre na web”, destaca.

 

Vendas de PMEs ao governo crescem 255%

Na opinião do professor de planejamento estratégico do Mackenzie, Marcos Morita, existem duas grandes vantagens em fazer negócios com o governo. A primeira é uma venda de baixo custo. Por meio do pregão eletrônico, o custo de deslocamento até o cliente não existe. A outra é aproveitar as oportunidades de vendas em períodos de baixa demanda. “As compras do governo, geralmente, sofrem menos influência dos efeitos da sazonalidade. Principalmente no fim do ano aumentam os pregões porque os órgãos públicos precisam utilizar a verba destinada para o ano. Têm que gastar, senão perdem a verba.”

 

Idoso deve se preparar financeiramente

É possível aproveitar bem a vida depois dos 50 ou 60 anos. Mas para que a aposentadoria seja uma fase segura, do ponto de vista financeiro, é preciso se preparar. Em geral, planeje dispor de uma renda equivalente a 70% da atual. “O esperado é que nesse momento os filhos já estejam encaminhados e a casa própria quitada. Os gastos diminuem”, diz o especialista em marketing e planejamento estratégico Marcos Morita, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Empreas vão atrás do consumidor com mais de 60

A transformação demográfica no Brasil terá impacto no comportamento da sociedade, exigindo adaptações das empresas. Por enquanto, o que existe de oferta é pouco. “A demanda já é grande, mas os serviços adequados ainda escassos”, diz o especialista em marketing e planejamento estratégico Marcos Morita, professor da Universidade Mackenzie

 

escrito por Marcos Morita

Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Sobre o Autor: Marcos Morita

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

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