facebooktwitterlinkedin

Business Model & Design Training

 

img_business_model_e_design_training_morita_3

tecnicaTorna-se cada vez mais necessário para as organizações equipes colaborativas e dinâmicas, as quais possam reagir de maneira rápida as constantes mudanças dos mercados. Abrir as mentes de seus colaboradores, utilizando-se de ferramentas modernas, criatividade e mão na massa é o objetivo do Workshop do Professor Marcos Morita, ministrado com sucesso no MBA da FIA–USP, através de 4 módulos de 4 horas, customizáveis as necessidades das empresas.

MÓDULO 1 > SOLTANDO AS AMARRAS DA CRIATIVIDADE

Utilizando o vídeo: de onde vem as ideias criativas de Steven Johnson, é criada uma linha do tempo, demonstrando as razões pelas quais é tão difícil as empresas inovarem. Abordaremos os conceitos de Inovação Aberta de Henry Chesbrough, Cocriação, Crowdfunding e Crowdsourcing.

MÓDULO 2 > ESTUDANDO NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS

É inegável a velocidade com que os concorrentes copiam as inovações, destruindo o valor de um novo negócio. É neste ambiente que desenvolver novos modelos de negócio tem sido a saída pelas empresas para manterem sua vantagem competitiva. Utilizaremos o modelo Canvas e seus padrões: Cauda Longa, Freemium e Plataformas Multilaterais, trazendo exemplos como Nespresso e colocando a mão na massa, literalmente.

MÓDULO 3 > CONHECENDO AS FERRAMENTAS LEAN STARTUP E DESIGN THINKING

Com mentes abertas para a criatividade e conhecimento do modelo Canvas e seus padrões, é hora de mostrar aos executivos como colocar suas ideias em prática, utilizando ferramentas úteis como a Lean Startup e Design Thinking. Algo lúdico, rápido e muito mais motivador que permanecer semanas escrevendo um planos de

MÓDULO 4 > SAINDO A CAMPO PARA TESTAR

Neste dia sairemos a campo, entrevistando pessoas, observando, tirando fotos e trazendo ideias para a construção de um protótipo de carrinho de supermercado e também com a prototipação de um projeto de empreendedorismo social.

A Empresa
A American Tower é uma multinacional americana com ações na Bolsa de Nova York, presença em 13 países, 3.300 colaboradores e mais de 99.000 torres de transmissão, em especial, telefonia celular, o que a torna uma das maiores empresas neste segmento de aluguel de ativos e compartilhamento de infraestrutura.

Situação Atual
O Brasil é hoje a segunda maior operação, atrás apenas dos Estados Unidos, com quase 20.000 sites. Não obstante a situação confortável, oriunda das receitas recorrentes dos aluguéis das torres, seus principais clientes: Vivo, Oi, Tim e Nextel, se vêem as voltas com sérias ameaças, tais como a queda no volume de ligações por voz e concorrentes de peso como Skype, WhatsApp e Facebook.

Situação Desejada
Melhorar a proposta de valor oferecida aos clientes através de maior comodidade e nivel de serviços, criando diferenciação e evitando desta maneira a negociação por preços pura e simples, comuns em setores pressionados pela concorrência e novos entrantes, como é a telefonia celular hoje em dia.

Esta era a meta do CEO da ATC, Flavio Cardoso, ao conhecer as metodologias Lean Startup e Design Thinking e a ferramenta Canvas. “Havia uma serie de ideias e iniciativas que vinham sendo discutidas há meses, porém sem uma ferramentas e metodologias que pudessem consolidá-las.” Decidimos em conjunto a necessidade de participação de diretores de várias áreas,

assim como uma visita prévia a dois sites de transmissão para levantamento de dados e conhecimento real do problema. Em seguida um intenso workshop, aplicando as ferramentas e metodologias a realidade da ATC, gerando interessantes propostas de valor e modelos de negócios. Como próximos passos, estão a validação das hipóteses em campo, sessões de cocriação com parceiros e principais clientes, assim como workshops com as diferentes áreas da empresa.

Depoimentos
“Achei que o curso superou nossas expectativas e vi que o pessoal saiu muito motivado e engajado com o novo conhecimento adquirido… tenho certeza de que vamos poder usar o Canvas e tais workshops muito mais em 2016”. – Flavio Cardoso – CEO

“Gostei da abordagem do seminário: prática e ágil! Faz todos interagirem e atuarem de forma conjunta, trocando experiências e sabendo ouvir novas visões sobre um mesmo fato. Recomendaria a participação a todos aqueles que gostam do mundo negocial, em especial que têm interesse em modelagem de negócios e novas visões sobre propostas/soluções que já existem, pois conseguimos não só criar novos projetos, mas
rever soluções já existentes.” – Andrea Ueda – Senior Legal Manager

“O feedback é muito positivo, as pessoas saíram do evento com a visão de como é importante estruturar um novo modelo de negócios com pensamento estratégico, proposta de valor e sua reavaliação constante. As vezes até muda totalmente. O trabalho foi bem dinâmico, você da liberdade para as pessoas interagirem e terem iniciativas o que leva as pessoas a saírem da zona de conforto e testarem ideias e formas. Não há uma regra fechada. Isto é muito bom e as pessoas se sentem livres para ousar e depois colocar as ideias no formato Canvas, daí definirem os próximos passos e interações.” – Cássio Futuro – New Business Director

“Concluí o treinamento de Business Model e Design Thinking com o consultor Marcos Morita em Dezembro de 2015. O seu conhecimento técnico da matéria apresentada é excelente, como se espera de um consultor top de linha e acostumado com alto nível de exigência como o Morita, que vem de experiências em multinacionais e academia respeitadíssimas. Mas a minha recomendação pelo seu curso vai muito além de seu conhecimento técnico. O Morita se envolveu conosco desde antes do treinamento, enviando material e preparando material de suporte. Durante o treinamento, seus casos e exemplos foram atuais e absolutamente relevantes ao momento de nossa empresa. E finalmente, mas não menos importante, a sua habilidade em facilitar uma sessão com 10 pessoas das mais variadas personalidades e níveis hierárquicos fez com que todos os participantes contribuíssem e colaborassem de forma ativa e produtiva. Por estas competências e habilidades, recomendo o Morita e planejo contar com ele em outros eventos na nossa empresa.” – Marcello Martins – Operational Efficiency Director 

“Achei ótimo o exercício. Bem visual e estruturado. A vantagem é que nos faz enxergar as consequências

sem sair da mesma página. Com um Business Plan tradicional, você só percebe os erros e consequências depois de ter lido todo o material, o que acaba levando muito mais tempo. – Luiz Fernando de Mello Camargo – Legal Director” 

“Gostei muito do workshop, pois me possibilitou ter o 1º contato com as metodologias CANVAS e Lean Startup para modelagem de negócios e implementação de novos projetos. Entendo que o workshop proporcionou uma visão geral das metodologias, através de casos práticos, que facilitaram amplamente o entendimento dos principais conceitos. Creio que essas metodologias constituem uma poderosa ferramenta, pois facilita a tomada de decisão através de um processo iterativo, baseado no feedback direto, quase instantâneo, dos clientes. -Luciano Marques – Key Account Manager” 

“Com relação ao workshop, eu só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ter passado por esta experiência que foi muito além das minhas expectativas. Foi algo extremamente produtivo onde tivemos a oportunidade de aprender esta metodologia praticando e debatendo em grupo. O programa conseguiu dosar de maneira bastante equilibrada a teoria com a prática e o dia passou rapidamente e de forma muito agradável. – Alexandre Katz – Integration Director”

ultimos_artigos_marcos_morita

Elon Musk: o empreendedorismo fora do convencional

O que Matt Damon, Henry Ford, Steve Jobs, Larry Page e Tony Stark tem em comum? Quem disse nada é ... #Mais

Crise impulsiona venda de produtos substitutos

Qual a correlação entre uma fábrica de filtros de barro e as trapalhadas da presidente que destru... #Mais

Tirandus Bundus Dacadeira: esse é o melhor remédio contra a crise!

Ligue a televisão, sintonize o rádio, acesse qualquer site de notícias ou participe do bate-papo ... #Mais