Torna-se cada vez mais necessário para as organizações equipes colaborativas e dinâmicas, as quais possam reagir de maneira rápida as constantes mudanças dos mercados. Abrir as mentes de seus colaboradores, utilizando-se de ferramentas modernas, criatividade e mão na massa é o objetivo do Workshop do Professor Marcos Morita, ministrado com sucesso no MBA da FIA–USP, através de 4 módulos de 4 horas, customizáveis as necessidades das empresas.
MÓDULO 1 > SOLTANDO AS AMARRAS DA CRIATIVIDADE
Utilizando o vídeo: de onde vem as ideias criativas de Steven Johnson, é criada uma linha do tempo, demonstrando as razões pelas quais é tão difícil as empresas inovarem. Abordaremos os conceitos de Inovação Aberta de Henry Chesbrough, Cocriação, Crowdfunding e Crowdsourcing.
MÓDULO 2 > ESTUDANDO NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
É inegável a velocidade com que os concorrentes copiam as inovações, destruindo o valor de um novo negócio. É neste ambiente que desenvolver novos modelos de negócio tem sido a saída pelas empresas para manterem sua vantagem competitiva. Utilizaremos o modelo Canvas e seus padrões: Cauda Longa, Freemium e Plataformas Multilaterais, trazendo exemplos como Nespresso e colocando a mão na massa, literalmente.
MÓDULO 3 > CONHECENDO AS FERRAMENTAS LEAN STARTUP E DESIGN THINKING
Com mentes abertas para a criatividade e conhecimento do modelo Canvas e seus padrões, é hora de mostrar aos executivos como colocar suas ideias em prática, utilizando ferramentas úteis como a Lean Startup e Design Thinking. Algo lúdico, rápido e muito mais motivador que permanecer semanas escrevendo um planos de
MÓDULO 4 > SAINDO A CAMPO PARA TESTAR
Neste dia sairemos a campo, entrevistando pessoas, observando, tirando fotos e trazendo ideias para a construção de um protótipo de carrinho de supermercado e também com a prototipação de um projeto de empreendedorismo social.
A Empresa
A American Tower é uma multinacional americana com ações na Bolsa de Nova York, presença em 13 países, 3.300 colaboradores e mais de 99.000 torres de transmissão, em especial, telefonia celular, o que a torna uma das maiores empresas neste segmento de aluguel de ativos e compartilhamento de infraestrutura.
Situação Atual
O Brasil é hoje a segunda maior operação, atrás apenas dos Estados Unidos, com quase 20.000 sites. Não obstante a situação confortável, oriunda das receitas recorrentes dos aluguéis das torres, seus principais clientes: Vivo, Oi, Tim e Nextel, se vêem as voltas com sérias ameaças, tais como a queda no volume de ligações por voz e concorrentes de peso como Skype, WhatsApp e Facebook.
Situação Desejada
Melhorar a proposta de valor oferecida aos clientes através de maior comodidade e nivel de serviços, criando diferenciação e evitando desta maneira a negociação por preços pura e simples, comuns em setores pressionados pela concorrência e novos entrantes, como é a telefonia celular hoje em dia.
Esta era a meta do CEO da ATC, Flavio Cardoso, ao conhecer as metodologias Lean Startup e Design Thinking e a ferramenta Canvas. “Havia uma serie de ideias e iniciativas que vinham sendo discutidas há meses, porém sem uma ferramentas e metodologias que pudessem consolidá-las.” Decidimos em conjunto a necessidade de participação de diretores de várias áreas,
assim como uma visita prévia a dois sites de transmissão para levantamento de dados e conhecimento real do problema. Em seguida um intenso workshop, aplicando as ferramentas e metodologias a realidade da ATC, gerando interessantes propostas de valor e modelos de negócios. Como próximos passos, estão a validação das hipóteses em campo, sessões de cocriação com parceiros e principais clientes, assim como workshops com as diferentes áreas da empresa.
Depoimentos
“Achei que o curso superou nossas expectativas e vi que o pessoal saiu muito motivado e engajado com o novo conhecimento adquirido… tenho certeza de que vamos poder usar o Canvas e tais workshops muito mais em 2016”. – Flavio Cardoso – CEO
“Gostei da abordagem do seminário: prática e ágil! Faz todos interagirem e atuarem de forma conjunta, trocando experiências e sabendo ouvir novas visões sobre um mesmo fato. Recomendaria a participação a todos aqueles que gostam do mundo negocial, em especial que têm interesse em modelagem de negócios e novas visões sobre propostas/soluções que já existem, pois conseguimos não só criar novos projetos, mas
rever soluções já existentes.” – Andrea Ueda – Senior Legal Manager
“O feedback é muito positivo, as pessoas saíram do evento com a visão de como é importante estruturar um novo modelo de negócios com pensamento estratégico, proposta de valor e sua reavaliação constante. As vezes até muda totalmente. O trabalho foi bem dinâmico, você da liberdade para as pessoas interagirem e terem iniciativas o que leva as pessoas a saírem da zona de conforto e testarem ideias e formas. Não há uma regra fechada. Isto é muito bom e as pessoas se sentem livres para ousar e depois colocar as ideias no formato Canvas, daí definirem os próximos passos e interações.” – Cássio Futuro – New Business Director
“Concluí o treinamento de Business Model e Design Thinking com o consultor Marcos Morita em Dezembro de 2015. O seu conhecimento técnico da matéria apresentada é excelente, como se espera de um consultor top de linha e acostumado com alto nível de exigência como o Morita, que vem de experiências em multinacionais e academia respeitadíssimas. Mas a minha recomendação pelo seu curso vai muito além de seu conhecimento técnico. O Morita se envolveu conosco desde antes do treinamento, enviando material e preparando material de suporte. Durante o treinamento, seus casos e exemplos foram atuais e absolutamente relevantes ao momento de nossa empresa. E finalmente, mas não menos importante, a sua habilidade em facilitar uma sessão com 10 pessoas das mais variadas personalidades e níveis hierárquicos fez com que todos os participantes contribuíssem e colaborassem de forma ativa e produtiva. Por estas competências e habilidades, recomendo o Morita e planejo contar com ele em outros eventos na nossa empresa.” – Marcello Martins – Operational Efficiency Director
“Achei ótimo o exercício. Bem visual e estruturado. A vantagem é que nos faz enxergar as consequências
sem sair da mesma página. Com um Business Plan tradicional, você só percebe os erros e consequências depois de ter lido todo o material, o que acaba levando muito mais tempo. – Luiz Fernando de Mello Camargo – Legal Director”
“Gostei muito do workshop, pois me possibilitou ter o 1º contato com as metodologias CANVAS e Lean Startup para modelagem de negócios e implementação de novos projetos. Entendo que o workshop proporcionou uma visão geral das metodologias, através de casos práticos, que facilitaram amplamente o entendimento dos principais conceitos. Creio que essas metodologias constituem uma poderosa ferramenta, pois facilita a tomada de decisão através de um processo iterativo, baseado no feedback direto, quase instantâneo, dos clientes. -Luciano Marques – Key Account Manager”
“Com relação ao workshop, eu só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ter passado por esta experiência que foi muito além das minhas expectativas. Foi algo extremamente produtivo onde tivemos a oportunidade de aprender esta metodologia praticando e debatendo em grupo. O programa conseguiu dosar de maneira bastante equilibrada a teoria com a prática e o dia passou rapidamente e de forma muito agradável. – Alexandre Katz – Integration Director”
jQuery(function($) {
$(document).ready(function(){
//$(".scu-info").html("test");
//SET VAR -------------------------------------------
var scu_index = -1; var scu_indexo = -1;
//icon effect options var scu_icon = 0;
//img effect options var scu_imgeff = "3"; var scu_imgdel = "2000"; var scu_imgfade = 0.50; var scu_iterations = 20;
//over image options //0 off 1 left 2 left 10 fade only var scu_mode = 1; var scu_spd = "normal"; var scu_oif = 0.90; var scu_oil = 100; var scu_oit = 0; var scu_padding = 30; var scu_oiw = 180; var scu_oih = 0; var scu_oiround = "1"; var scu_textw = 180 - scu_padding - scu_padding; var scu_oic = "#ffffff";
//change bg color var scu_bgcolorh = "#fff"; var scu_bgcolor = "#edeef0";
var scu_zindex = "10000";
//set start jquery ------------------------------------------------------
//EFFECT MODE INIT --- //if (scu_mode > 0){ //set left, top fot text & bg $(".scu-imgtext.scu-layout3").css("left",scu_oil + scu_padding); $(".scu-imgtext.scu-layout3").css("top",scu_oit + scu_padding); $(".scu-imgbg.scu-layout3").css("left",scu_oil); $(".scu-imgbg.scu-layout3").css("top",scu_oit); //set the widths $(".scu-imgtext.scu-layout3").css("width",scu_textw); $(".scu-imgbg.scu-layout3").css("width",scu_oiw);
//ICON INIT --- //off if (scu_icon == 0){ $(".scu-icon.scu-layout3").hide(); } //on if (scu_icon == 1){ $(".scu-icon.scu-layout3").show(); } //on when hover if (scu_icon == 2){ $(".scu-icon.scu-layout3").show(); $(".scu-icon.scu-layout3").css("opacity",0); }
//IMG EFF 2 --- if (scu_imgeff == 2){ //hide imgb //$(".scu-imgb.scu-layout3").hide(); }
//ALL IMG EFFECTS make imgb invisible $(".scu-imgb.scu-layout3").css("opacity",0);
//MOUSE OVER EFFECTS ------------------------------------------------------ $(".scu-jq.scu-layout3").mouseover(function(){
//GET THE INDEX --- var scu_index = -1; var scu_i=0; while (scu_i<=100 && scu_index == -1) { if( $(this).is(".scu-" + scu_i)) { scu_index = scu_i; } scu_i ++; } if (scu_index != scu_indexo && scu_index > 0){
//$(".scu-info").html(scu_oil);
//CLOSE ----------------------------------------------------------------------------------
//MODE 1 --- if (scu_mode == 1){ $(".scu-imgbg" + scu_indexo).hide(); $(".scu-imgtext" + scu_indexo).hide(); $(".scu-imgbg" + scu_indexo).css("opacity",0); $(".scu-imgtext" + scu_indexo).css("opacity",0); }
//MODE 2 --- if (scu_mode == 2){ $(".scu-imgbg" + scu_indexo).hide(); $(".scu-imgtext" + scu_indexo).hide(); $(".scu-imgbg" + scu_indexo).css("opacity",0); $(".scu-imgtext" + scu_indexo).css("opacity",0); //hide with delay wont work }
//BACKGROUND COLOR CHANGE if (scu_bgcolorh != ""){ $(".scu-background0-" + scu_indexo).css("backgroundColor", scu_bgcolor); }
//IMG EFF 2 SWAP IMG WHEN HOVER --- if (scu_imgeff == 2){ //hide imgb $(".scu-imgb" + scu_indexo).animate({opacity:0},scu_spd); }
//IMG EFF 3 HOVER FADE --- if (scu_imgeff == 3){ if (scu_imgfade < 1){ $(".scu-img" + scu_indexo).animate({opacity:1},scu_spd); } } //BACKGROUND COLOR CHANGE if (scu_bgcolorh != ""){ $(".scu-background0-" + scu_indexo).css("backgroundColor", scu_bgcolor); } //ICON --- if (scu_icon == 2){ $(".scu-icon" + scu_indexo).animate({opacity:0},scu_spd); $(".scu-icon" + scu_indexo).hide(); } scu_indexo = scu_index; //OPEN ---------------------------------------------- //BACKGROUND COLOR CHANGE if (scu_bgcolorh != ""){ //animate wont always work $(".scu-background0-" + scu_index).css("backgroundColor", scu_bgcolorh); } //GET TEXT BG HEIGHT --- var scu_texthb = $(".scu-imgtext" + scu_index).height(); var scu_texth = scu_texthb + 1; var scu_bgh = scu_texth + scu_padding * 2; //if height is set then override //set a fixed height if (scu_oih > 0){ var scu_texth = scu_oih - scu_padding - scu_padding; var scu_bgh = scu_oih; }
//MODE INIT --- if (scu_mode > 0){ $(".scu-imgtext" + scu_index).css("height",scu_texth); $(".scu-imgbg" + scu_index).css("opacity",scu_oif); $(".scu-imgbg" + scu_index).css("background",scu_oic); var scu_zindexb = scu_zindex + 3 * 2; $(".scu-imgbg" + scu_index).css("z-index",scu_zindexb); $(".scu-imgtext" + scu_index).css("z-index",scu_zindexb + 1);
if (scu_oiround == 0){ $(".scu-imgbg" + scu_index).css("border-radius",0); } //$(".scu-imgbg" + scu_index).css("box-shadow",0); $(".scu-imgbg" + scu_index).hide().show(); $(".scu-imgtext" + scu_index).hide().show(); }
//MODE 1 --- if (scu_mode == 1){
//set start values $(".scu-imgbg" + scu_index).css("width",0); $(".scu-imgbg" + scu_index).css("height",scu_bgh); //start animate $(".scu-imgbg" + scu_index).animate({width:scu_oiw},scu_spd); $(".scu-imgtext" + scu_index).delay(200).animate({opacity:1},scu_spd); }
//MODE 2 --- if (scu_mode == 2){ //set start values $(".scu-imgbg" + scu_index).css("width",scu_oiw); $(".scu-imgbg" + scu_index).css("height",0); //start animate $(".scu-imgbg" + scu_index).animate({height:scu_bgh},scu_spd); $(".scu-imgtext" + scu_index).delay(200).animate({opacity:1},scu_spd); }
//IMG EFF SWAP IMG WHEN HOVER --- if (scu_imgeff == 2){ //show imgb $(".scu-imgb" + scu_index).show(); $(".scu-imgb" + scu_index).animate({opacity:1},scu_spd); }
//IMG EFF HOVER FADE --- if (scu_imgeff == 3){ if (scu_imgfade < 1){ $(".scu-img" + scu_index).animate({opacity: scu_imgfade},scu_spd); } } //ICON --- if (scu_icon == 2){ $(".scu-icon" + scu_index).show(); $(".scu-icon" + scu_index).animate({opacity:1},scu_spd); } } }); //MOUSE LEAVE ------------------------------------------------------------- $(".scu-jq.scu-layout3").mouseleave(function(){ //GET THE INDEX --- var scu_index = -1; var scu_i=0; while (scu_i<=100 && scu_index == -1) { if( $(this).is(".scu-" + scu_i)) { scu_index = scu_i; } scu_i ++; } //scu_indexo = -1; }); //IMG EFF 1 AUTO SWAP IMAGE --- if (scu_imgeff == 1){ for (scu_i=0;scu_i<=scu_iterations;scu_i++) { $(".scu-imgb.scu-layout3").delay(scu_imgdel).animate({opacity:1},scu_spd); $(".scu-imgb.scu-layout3").delay(scu_imgdel).animate({opacity:0},scu_spd); }} }); });
Elon Musk: o empreendedorismo fora do convencional
O que Matt Damon, Henry Ford, Steve Jobs, Larry Page e Tony Stark tem em comum? Quem disse nada é ... #Mais
Crise impulsiona venda de produtos substitutos
Qual a correlação entre uma fábrica de filtros de barro e as trapalhadas da presidente que destru... #Mais
Tirandus Bundus Dacadeira: esse é o melhor remédio contra a crise!
Ligue a televisão, sintonize o rádio, acesse qualquer site de notícias ou participe do bate-papo ... #Mais